Socorro via FGTS

BRASÍLIA – Para tentar socorrer os desabrigados no Estado, o governo federal liberou ontem cerca de R$ 1,5 bilhão em créditos da Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos serão disponibilizados por meio de resgate do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou de empréstimos junto ao banco. A medida foi anunciada no Palácio do Planalto, durante audiência do governador Luiz Henrique da Silveira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As negociações com a Caixa começaram no início da tarde, quando a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) se reuniu com a presidente do banco, Maria Fernanda Ramos. Do encontro, a senadora saiu com uma relação de produtos que o banco poderia disponibilizar aos atingidos pelas enchentes já a partir de hoje. A lista foi repassada ao presidente Lula horas depois, durante o encontro com Luiz Henrique. Assim que recebeu o plano de ação da Caixa, Lula determinou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, analise as medidas necessárias para liberar os recursos o mais breve possível. O pacote da Caixa está direcionado para a reconstrução de prédios e casas. Somente na região de Blumenau e Itajaí, pelo menos 15 mil residências atingidas pela água estariam cadastradas no programa de seguro imobiliário da CEF.

Os recursos serão utilizados principalmente para financiar material de construção, imóveis e até empresas. Para viabilizar a liberação, o governo vai mudar as regras para pagamento de FGTS. O limite de cinco salários mínimos para resgate será ampliado para até 10 salários mínimos e será eliminado o prazo de 12 meses para liberação de saques.

Pagamento do Bolsa Família pode ser adiantado

Dilma deve se reunir com Maria Fernanda na manhã de hoje para tratar do assunto. Além de verbas do FGTS, Lula aproveitou para informar o governador que vai acionar o Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, foi encarregado de estudar a antecipação do pagamento dos benefícios.

Além do auxílio aos atingidos, o Estado negociou a liberação de um convênio junto ao Conselho de Administração da Eletrobrás. Na manhã de hoje, o presidente da Celesc vai apresentar um levantamento dos estragos na rede elétrica aos técnicos da empresa no Rio de Janeiro.

Recursos

As principais linhas de crédito que serão oferecidas pela Caixa

– Resgate do FGTS

– Financiamento de imóvel na planta ou usado

– Linhas de crédito para a agricultura

– Seguro habitacional

– Financiamento de material de construção

– Linha de crédito para empresas

Fonte: Fonte: Caixa Econômica Federal

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11481.
Editoria: Geral.
Jornalista: Robson Bonin (robson.bonin@gruporbs.com.br).