Vale volta a debater a federalização da Furb

O Comitê Pró-federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) retomou sexta-feira os trabalhos. O foco para 2009 é tentar um contato direto com o Ministério da Educação (MEC) para a apresentação formal do projeto de uma universidade pública no Vale do Itajaí. Também foi feito um balanço do ano passado, em especial do plebiscito realizado entre maio e junho.

Na Furb, votaram professores, alunos e funcionários. Noventa por cento dos cerca de sete mil participantes disseram sim à federalização. A comunidade regional também opinou. Dos 19.780 votantes, 96% apoiaram a mudança. "Vamos trabalhar para chegar ao MEC e ter um diálogo com o ministro. O plebiscito nos fez ganhar força e mais apoio, agora temos que trabalhar", disse o coordenador do comitê, professor Valmor Schiochet.

O apoio também veio com nomes de dentro da política, como o da senadora Ideli Salvatti, que mereceu confiança interna. Com todo o Vale votando a favor de uma universidade federal, o projeto voltou ao programa institucional da Furb, que agora tem um grupo dentro da administração somente para tratar do assunto.

Numa análise dos trabalhos de 2008, o professor Schiochet lembrou das interrupções que a campanha sofreu durante as eleições municipais e a tragédia provocada pelas chuvas em novembro. Ele destacou que a Furb poderia ter ajudado muito mais no trabalho de diagnóstico pós-tragédia se pudesse contar com o apoio federal.

O QUE PREVÊ

– Acesso de graça ao ensino superior.

– Fim da dependência da arrecadação das mensalidades estudantis para a manutenção e expansão da universidade, o que limita o crescimento da instituição.

– Ampliação das atividades de extensão e prestação de serviços públicos para a comunidade.

– Maior investimento de recursos públicos na universidade e, consequentemente, na região

– Maior qualidade de ensino. Segundo dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), as universidades federais têm melhor desempenho em várias carreiras de graduação em relação às particulares.

FONTE: COMITÊ PRÓ-FEDERALIZAÇÃO DA FURB

Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: Geral.
Página: 16.