Educação acima da média

BLUMENAU – Alunos blumenauenses de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental estão acima da média estadual e nacional nas lições de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado é da Prova Brasil 2007, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no final do ano passado e que voltará a ser analisado em abril para melhorar a qualidade do ensino blumenauense. Mês que vem, 300 professores passarão por capacitação pedagógica para aperfeiçoarem o ensino das duas disciplinas. É que, apesar de o município estar melhor que o resto do país, a pontuação alcançada ainda ficou abaixo do esperado.

Numa escala que vai de 100 a 500, os alunos de 4ª série das escolas municipais e estaduais de Blumenau obtiveram média 182,2 em Português (um ponto a mais que a média estadual) e 201,5 em Matemática (dois pontos acima da média estadual). Entre os de 8ª série, a média em Português é de 236,9 e, em Matemática, 252,6.

– Hoje, a maior dificuldade da garotada é ler e interpretar o que está lendo. A gramática continua sendo a tônica das aulas, enquanto o uso social da Língua Portuguesa é que deveria ser – avalia o secretário adjunto da Secretaria de Educação de Blumenau, Osmar Matiola.

Para o secretário, mesmo que o município tenha atingido médias superiores às estadual e nacional, o resultado é apenas satisfatório. Ainda é preciso avançar na qualidade. A média dos alunos de 4ª série deveria ficar ente 250 e 280, enquanto alunos de 8ª série deveriam conquistar pontuação acima de 400. Estabelecer parâmetros para o conhecimento ajuda a avaliar a aprendizagem, a rever conteúdos, metodologias de ensino e a própria preparação do corpo docente para ensinar com qualidade, acredita o secretário.

Para o seu filho ler

Dominar o português é importante porque é a língua do nosso país. É com ela que a gente se expressa, pede um favor ou faz um favor (o que é ainda mais bacana). O idioma é uma forma de se comunicar com o mundo. Além de ir à aula e prestar atenção no que o professor nos ensina, uma das formas de melhorar o conhecimento é ler livros e gibis. Na leitura, a gente pode viajar pelo mundo com os personagens favoritos. Quando a gente cresce, percebe que quem se expressa com mais clareza tem mais oportunidades de conseguir um bom emprego e uma vida melhor.

 

A terceira edição

Neste ano, ocorrerá a terceira edição da Prova Brasil. De 19 a 30 de outubro, cerca de 8 mil alunos da rede pública terão o rendimento escolar avaliado em Português e Matemática. A expectativa de Secretaria de Educação é que, até lá, os professores tenham mais clareza da importância dos resultados, para melhor explorar os conteúdos em sala de aula. Além da capacitação que começa mês que vem, os projetos pedagógicos estarão em constante adequação às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Desempenho na Prova Brasil

As notas seguem uma escala de 100 a 500:

Blumenau – Santa Catarina – Brasil

4ª Série Português: 182,2 – 181,1 – 171,4

4ª Série Matemática: 201,5 – 199,8 -189,1

8ª Série Português: 236,9 – 235,4 – 228,9

8ª Série Matemática: 252,6 – 251,5 – 240,5

O que é?

– São testes que avaliam os alunos em Língua Portuguesa (competência em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). A interpretação da Prova Brasil, com a análise dos resultados das avaliações aplicadas pelos professores, permite que equipes escolares revejam projetos pedagógicos e que os docentes possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos de ensino.

Como são avaliados os resultados?

– As médias são apresentadas em uma escala de desempenho numérico que varia de 100 a 500. A escala descreve as competências e as habilidades que os alunos são capazes de demonstrar. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de habilidades que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas.

Teste seus conhecimentos

Língua Portuguesa – 4ª série

1 – A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas. "Que delícia", pensou a raposa, "era disso que eu precisava para adoçar a minha boca". E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: "Aposto que estas uvas estão verdes".

Esta fábula ensina que algumas pessoas, quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.

A frase que expressa uma opinião é:

(A) "a raposa passeava por um pomar"

(B) "sua atenção foi capturada por um cacho de uvas"

(C) "a raposa afastou-se da videira"

(D) "Aposto que estas uvas estão verdes"

Matemática – 4ª série

2 – Quando Maria colocou um bolo para assar, o relógio marcava 11h35min. O bolo ficou pronto em 30 minutos. Que horário o relógio estava marcando quando o bolo ficou pronto?

(A) 11 horas 50 minutos

(B) 12 horas

(C) 12 horas 5 minutos

(D) 12 horas 10 minutos

Língua Portuguesa – 8ª série

3 – O pavão

E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)

No 2º parágrafo do texto, a expressão ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES significa o artista:

(A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.

(B) conseguir o maior número de tonalidades.

(C) fazer com que o pavão ostente suas cores.

(D) fragmentar a luz nas bolhas d'água.

Matemática – 8ª série

4 – Observe os ponteiros do relógio. Decorridas 3 horas, qual é o ângulo formado pelos ponteiros?

(A) 15°

(B) 45°

(C) 90°

(D) 180°

Respostas: 1 (D); 2 (C); 3 (D); 4 (C)

Fonte: Fonte: Prova Brasil e Secretaria de Educação de Blumenau

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11569.
Editoria: Geral.
Jornalista: Julia Borba (julia.borba@santa.com.br).