Laudos interditam 1/3 das moradias

BLUMENAU – Pouco mais de 50 famílias de transversais das ruas Antônio Zendron, no Valparaíso, e Araranguá, no Distrito do Garcia, serão as primeiras a saber se poderão ou não retornar ao lar. Os laudos emitidos por especialistas em Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já estão com o município e indicam que um terço terá a casa interditada para sempre. Porém, a entrega do documento aos donos dos terrenos, prevista para iniciar semana passada, teve de ser adiada. A nova data ainda não foi definida. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Blumenau, general Jairo César Nass, a prefeitura precisa esclarecer algumas avaliações com os geólogos:

– Precisamos saber se terrenos avaliados como tendo risco geológico poderão ser reocupados, desde que seja feita alguma obra de reparo, e qual é a obra mais indicada.

Esta semana, geólogos da UFSC vêm a Blumenau conversar com a equipe da Defesa Civil. O trabalho de levantamento das áreas de risco e confecção dos laudos não tem data para acabar. Nass adianta que, entre os dois terços de famílias que poderão voltar pra casa, em alguns casos o dono terá de investir em obra de contenção ou drenagem para reocupar o local. Os laudos serão entregues pela prefeitura exclusivamente aos donos das casas, na Central de Atendimento que está sendo estruturada no prédio de número 44 da Rua XV de Novembro. A prefeitura também precisa concluir a instalação de sistema de informática no local.

Receberão laudos os moradores das 79 áreas de risco previamente determinadas em decreto municipal. A demora na entrega ocorre porque o trabalho dos geólogos é voluntário, as equipes são formadas de acordo com a disponibilidade dos profissionais. Segundo Nass, a prefeitura não dispõe de recursos próprios para contratar os especialistas. O coordenador da Defesa Civil não soube informar quantas famílias moram nas áreas de risco. As avaliações começaram no final de março, pela região Sul do município – a mais atingida pela catástrofe de novembro.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11613.
Editoria: Geral.
Jornalista: Daiane Costa (daiane.costa@santa.com.br).