Liga para o meu celular

BOTUVERÁ – De todos os cantos da região central é fácil enxergar a novidade. Não há quem resista a uma olhadela para o alto do morro. A parafernália de cabos e barras de ferro que formam a antena com sinal de celular foi por muito tempo aguardada pelos 4,1 mil moradores de Botuverá. O município está entre as 14 cidades do Vale do Itajaí que a partir de hoje tem à disposição sinal de telefonia móvel.

Gerente da única loja que comercializa celulares em Botuverá, Luana Tillmann viu disparar a venda de aparelhos após a confirmação de que o sinal seria liberado.

– A procura aumentou bastante. Antes, as pessoas compravam os aparelhos e usavam como tocador de mp3, câmera e agenda, menos para ligações – lembra Luana.

A empresa Brasil Telecom foi a responsável pela instalação do equipamento no Morro da Antena, onde também está instalada a antena com sinal de TV aberta. A previsão era de que o sinal de celular fosse aberto em novembro passado. A inauguração foi adiada por causa das enchentes que atingiram a região. Mais um prazo foi divulgado e novamente adiado. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou o calendário de liberação de sinal dos 105 municípios catarinenses que estavam sem telefonia móvel.

Aparelhos só eram usados nos municípios vizinhos

O corretor de seguros Lauriano Willian Maestri, 23 anos, possui aparelho de celular há 10 anos. Ele sempre morou em Botuverá e utiliza o aparelho em Brusque, município vizinho, onde cursa a universidade.

– Só da mesmo para falar lá. Eu converso com meus colegas da faculdade e com minha namorada para combinar o horário de saída da faculdade. Quando o sinal for liberado em Botuverá será engraçado. Acho que todo mundo ligará um para o outro – brincou Maestri.

Situação semelhante é a de Cesar Luiz Paloshi, 26. Funcionário de um posto de gasolina, ele tem celular há cinco anos e usa o aparelho como agenda, despertador e tocador de música. Quando soube da instalação da antena, optou por trocar de operadora e garantir o sinal.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11614.
Editoria: Política.
Jornalista: Raffael do Prado (raffael.prado@santa.com.br).