BLUMENAU – Depois da modernização do sistema que capta informações sobre o nível da água dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, iniciada um mês antes da catástrofe, o controle das três barragens do Vale do Itajaí também começa a ser automatizado. O novo sistema, que terá a ordem de serviço assinada hoje, verificará minuto a minuto o volume de água nos reservatórios. A população poderá acompanhar as informações, em tempo real, no site do Deinfra. Os dados serão geradas por monitoramento via satélite. A previsão é que o sistema esteja implantado e disponível para consulta até o final de junho, garante o gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Rodolfo Bresciani.
– Isto é para tranquilizar os moradores do Vale e evitar boatos de que a barragem estourou ou caiu, como acontece em dias de chuva forte. No site do Deinfra, terão acesso às imagens atualizadas da barragem – explica o gerente.
Mais do que compartilhar as informações, o sistema agilizará o trabalho dos especialistas responsáveis por projetar os níveis dos rios e a tomada de decisões pelo poder público em caso de enchente. Facilita para o Deinfra, que é o órgão que controla a abertura e fechamento das comportas de acordo com o volume de chuvas e nível dos rios, e também para os municípios, que em caso de enchente precisam ativar abrigos e alertar a população ribeirinha.
Hoje, os barrageiros do Alto Vale controlam o nível dos reservatórios manualmente, através de uma régua pintada na parte interna da estrutura. O sistema prevê a instalação de sensores nas três barragens, mais câmeras de alta definição, explica o proprietário da Eletrek Segurança Eletrônica, Ronaldo dos Santos, contratado pelo Deinfra para implantar o sistema.
– As informações serão geradas diretamente via e-mail e até SMS (celular) para a direção do Deinfra e governador do Estado – complementa Santos.
Por precaução, trabalho manual será mantido
A implantação do Sistema de Monitoramento e Acionamento Remoto Via Satélite vai permitir também que o Deinfra acione eletronicamente a abertura das comportas nas três barragens do Alto Vale do Itajaí. Porém, o gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Rodolfo Bresciani, ressalta que esta facilidade será um complemento ao trabalho manual que, por precaução, será mantido. Também está sendo instalado um Sistema de Comunicação Via Rádio, das três barragens do Alto Vale com centrais estruturadas nas defesas civis de Rio do Oeste e Rio do Sul.
Os barrageiros, que hoje dependem de telefones fixos e celulares para fornecer informações, contarão com o novo equipamento. Serão duas repetidoras de rádio interligando cinco pontos. A empresa responsável pelo sistema é blumenauense, a DRJ Rádio Comunicação.
O investimento nos dois sistemas, de comunicação e monitoramento, soma R$ 1 milhão, obtido pelo Estado com o governo federal. A ordem de serviço para as duas obras será assinada hoje, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que fica no Bairro Vila Nova.
Saiba mais (Anexo)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11638.
Editoria: Geral.
Página: 14.