Onde fica o Médio Vale?

BLUMENAU – Blumenau já foi cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí, que englobava ainda Pomerode, Gaspar, Indaial, Timbó, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Ilhota, Luís Alves, Rio dos Cedros e Rodeio. A divisão geográfica foi extinta em 2007, quando as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Blumenau, Timbó, Brusque, Ibirama e Rio do Sul ganharam força.

Ao mesmo tempo, Blumenau faz parte, desde 1969, da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), com abrangência semelhante aos da Região Metropolitana. Hoje, há dois agrupamentos de municípios distintos: o estadual e o dos municípios. Pior: órgãos do governo como Celesc, Polícia Civil, Fatma, Corpo de Bombeiros e Epagri usam outras separações territoriais, que não combinam nem com a Ammvi, nem com as regionais.

Para cada serviço público há uma divisão diferente, o que afasta os municípios uns dos outros, reconhece o secretário de Desenvolvimento Regional, Paulo França.

– Com o amadurecimento dessa visão regional é que avançaremos na readequação das áreas. Hoje, cada setor vai por sua facilidade de atuação e não contempla a divisão da Ammvi – afirma França.

– Ainda vejo as cidades muito distantes umas das outras. Depois do que ocorreu em novembro, está mais do que provado que o Vale deve pensar em conjunto, e não existe um fórum mais integrado do que a Ammvi para isso – defende o presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Ronaldo Baumgarten Junior.

O empresário e ex-superintende da Região Metropolitana do Vale do Itajaí, Olinto Silveira, reconhece que a integração proposta pela Ammvi é indispensável ao desenvolvimento dos municípios. Porém, como a entidade não tem relação direta com o governo do Estado, perde acesso aos recursos.

– As SDRs trabalham com inúmeras facetas, mas não especificamente com a conurbação urbana. É necessário que os municípios disponham de um órgão com marco regulatório disponível para a integração efetiva – avalia.

Mapas (anexo)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11694.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Julia Borba (julia.borba@santa.com.br).