Blumenau abre Central de Triagem

BLUMENAU – A partir de hoje, pacientes com sintomas da gripe A terão mais um local para procurar atendimento ambulatorial. Na Central de Apoio ao Atendimento da Síndrome de Gripe, dois médicos, dois enfermeiros e dois auxiliares de enfermagem vão atender das 8h às 17h, no Centro de Saúde da Rua Itajaí, no Bairro Vorstadt, ao lado do Ambulatório Geral do Centro. A criação da nova estrutura, além de cumprir uma determinação do Ministério da Saúde para municípios com mais de 50 mil habitantes, surge para desafogar o atendimento nos hospitais e postos de saúde.

Estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, desde a metade de julho, cresceu até 40% o atendimento nas emergências e unidades de saúde. O diretor de Ações em Saúde do município, Cláudio Pilotto, lembra que a pessoa com sintomas deve primeiro procurar uma unidade de saúde próximo a sua casa. Se encontrar fila, pode recorrer ao Centro de Triagem.

O medo do contágio da nova gripe tem feito a população mudar de hábitos. De acordo com o médico pneumologista Roger Pirath Rodrigues, os cuidados individuais, como lavar as mãos e evitar locais fechados, por exemplo, são os mais recomendados:

– Medidas coletivas, como suspensão das aulas, só funcionam quando a pandemia não chegou. Quando ela se dissemina, tem que tomar cuidados particulares.

E-mail falso
– E-mails falsos sobre a situação da gripe A em Curitiba (PR) está chamando a atenção dos internautas. As mensagens contêm textos alarmistas sobre a pandemia, relatam que o número de mortos é maior do que o divulgado pelos órgãos de saúde e que há médicos morrendo por conta da doença. O jornal Gazeta do Povo investigou e não encontrou veracidade em nenhum dos e-mails. A Unimed de Curitiba também desmentiu, no site, informações divulgadas sem assinatura, como se fossem escritas por um médico cooperado.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11702.
Editoria: Geral.
Página: 10.