MEC vem discutir federalização da Furb

Uma comissão do Ministério de Educação e Cultura chega a Blumenau nesta segunda-feira (9) para uma nova rodada de discussão sobre a federalização da Furb. Essa é a primeira vez que integrantes do MEC visitam oficialmente a cidade. Eles participam da conferência, convocada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que acontece a partir das 14h, na Câmara de Vereadores.

O debate será presidido pela senadora Ideli Salvatti (PT), autora do requerimento para a realização da conferência. Já confirmaram presença a secretária da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci; o reitor da Furb, Eduardo Deschamps; o coordenador do Comitê Pró-Federalização, Valmor Schiochet; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Blumenau, Cláudio Adalberto Koller, entre outras autoridades ligadas à educação.

Na opinião de Schiochet, caso a federalização da Furb seja aprovada, Blumenau estará inserido no sistema de educação superior federal. "Isso vai desencadear um processo que pode proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis e agilidade na formação de quadros qualificados", defende.

Apoios

O secretário-adjunto de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, aposta que a possível federalização dá um impulso educacional, não só para Blumenau, mas também para toda a região. "Nós que trabalhamos com a rede básica de ensino sabemos da importância de uma universidade gratuita", defende, apostando que é mais uma oportunidade para os jovens se profissionalizarem.

Matiola, que também participará da conferência, lembra que, embora a secretaria não tenha ação direta no Comitê Pró-Federalização, apoia desde o início a iniciativa. "Acompanhamos as deliberações em Brasília e estamos mobilizando e informando as direções das escolas da rede municipal", garante.

Para o vereador Vanderlei de Oliveira (PT), há espaços ociosos nos campi da Furb que podem vir a ser preenchidos, a partir da federalização, abrindo novas oportunidades de carreiras a estudantes da região. "A conferência será mais uma oportunidade de mostrarmos que queremos uma universidade federal e que estamos dispostos a lutar por ela", discursa, lembrando que a abertura de novas universidades federais e a ampliação dos campi fazem parte do projeto do Governo Federal.

Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 335.
Editoria: Política.
Página: 4