Estado quer ampliar público para vacina

Para evitar uma nova onda de mortes, Santa Catarina quer ampliar a fatia da população que vai receber a vacina contra a gripe A, a partir de 8 de março. O objetivo é incluir pessoas na faixa dos 30 aos 59 anos, que não estão no programa de imunização anunciado pelo Ministério da Saúde. No ano passado, 115 pessoas morreram por causa da doença no Estado.

O diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Luis Antonio Silva, disse ontem que o Estado quer, pelo menos, garantir as doses para quem está na faixa dos 30 aos 39 anos. Rio Grande do Sul e Paraná fizeram o mesmo pedido ao Ministério da Saúde.

A campanha de imunização prioriza profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas (precisam de acompanhamento médico constante). O governo comprou 83 milhões de doses. A meta é vacinar 62 milhões de pessoas – cerca de um terço da população brasileira. A sobra de 21 milhões de doses considera as perdas com o manuseio e reserva para eventual ampliação do público-alvo.

Índios têm baixa resistência ao vírus

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças de seis meses a dois anos e os adultos de 20 a 29 anos foram os grupos que tiveram, na primeira onda da pandemia, durante o inverno de 2009, maior chance de ter doença respiratória grave. Os índios receberão as doses porque são vulneráveis a qualquer tipo de influenza.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diz que o objetivo não é evitar a disseminação do vírus, mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e mortes.

– O Brasil não está propondo vacinar toda a população. Nenhum país fez isso. Vacinar um terço da população já provocará uma redução enorme na circulação viral. Estamos diminuindo a possibilidade de que outras pessoas adquiram a doença.

A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às secretarias estaduais de Saúde distribuir as vacinas.

O Ministério da Saúde anunciou que estarão à venda, mediante receita, 21,9 milhões de medicamentos antivirais (Tamiflu).

De olho no calendário
– A primeira etapa da vacinação ocorre entre 8 a 19 de março. Atenderá a trabalhadores do serviço de saúde, público e privado, e toda a população indígena. Idosos com mais de 60 anos e sem doença crônica não receberão a vacina contra a gripe A – serão imunizados apenas contra a sazonal. Se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados, sem data prevista.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8697.
Editoria: geral.
Página: 31.