SDR Blumenau realiza capacitação sobre SIG Meu Lugar

Integrantes do comitê temático de Cultura, Turismo e Esporte, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, participam nesta quarta-feira (18) de uma capacitação sobre o Sistema de Informações Gerenciais do Projeto Meu Lugar – SIG Meu Lugar. O treinamento começa às 14h, no laboratório de informática da Universidade Regional de Blumenau.


Foram convidados para a capacitação do SIG Meu Lugar os 51 integrantes do comitê temático, sendo 23 da Cultura, 16 do Turismo e 12 do Esporte. O comitê é composto por 20 representantes não-governamentais e 31 governamentais, sendo 27 dos nove municípios da SDR Blumenau (Blumenau, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), além dos gerentes de Cultura (Regina Ballmann), de Turismo (Álvaro Correia Filho), Esporte (Airton Maçaneiro) e de Programas e Ações – Revitalização dos Clubes de Caça e Tiro (Roberto Tribess), da SDR Blumenau.


O SIG Meu Lugar, em funcionamento há pouco mais de um mês, será apresentado aos integrantes dos seis comitês temáticos da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. Eles passarão por um treinamento para trabalhar com o sistema, que permite acessar e alimentar com dados o Plano de Desenvolvimento Regional. A agenda de reuniões para a apresentação e treinamento do SIG Meu Lugar está sendo definida pelo coordenador regional do Meu Lugar, Paulo Costa, com os gerentes dos comitês.


O Sistema de Informações Gerenciais é uma ferramenta de gestão do Meu Lugar, que permite à coordenação estadual, regional e os comitês temáticos de cada Secretaria de Desenvolvimento Regional acompanhar on-line o andamento do projeto, informa o coordenador regional do Meu Lugar, Paulo Costa. O sistema foi desenvolvido em uma solução baseado em Banco de Dados suportado na Internet, o que permite maior agilidade e mobilidade na execução dos diversos processos relacionados ao gerenciamento do Projeto Meu Lugar.


O Sistema de Informações Gerenciais serve de apoio aos diversos envolvidos do Projeto Meu Lugar, em seus respectivos níveis de competência e responsabilidade, no desenvolvimento das atividades relativas à gestão, monitoramento e avaliação, tanto dos processos de mobilização e capacitação dos envolvidos com o projeto, bem como dos Planos de Desenvolvimento Regional, complementa Paulo Costa.


O SIG permite, através de senha, entre outras possibilidades, consultas às Agendas Territoriais Mensais do Projeto Meu Lugar, relatórios gerenciais e o cadastro e a consulta dos Planos de Desenvolvimento Regional.


Meu Lugar – O Projeto Meu Lugar (www.meulugar.org.br) é uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o Governo do Estado e vem sendo implantado em Santa Catarina desde novembro de 2003. Na região, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, que integra os municípios de Benedito Novo, Blumenau, Dr. Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. A Furb foi a instituição responsável pelo levantamento de dados para elaboração do diagnóstico.


O Projeto Meu Lugar é uma estratégia de planejamento de desenvolvimento regional que busca criar condições para a transformação das 30 regiões administrativas em pólos de desenvolvimento sustentável. Está sendo implantado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tem como objetivo o fortalecimento das potencialidades locais que, somadas, integram o Plano Estadual de Desenvolvimento.


O Plano de Desenvolvimento Regional para a região de Blumenau foi aprovado em março deste ano pelo Conselho de Desenvolvimento Regional. O plano contempla seis áreas temáticas: Saúde; Educação; Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Agrícola e Comércio Exterior; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e ainda Segurança Pública. Para cada área foram definidas três prioridades, frutos de longa discussão, envolvendo pesquisadores, agentes locais de desenvolvimento, lideranças políticas e comunitárias.


Fonte: Assessoria de Comunicação/SDR Blumenau