Informativo interno do Projeto Piava – Edição Nº 27

Comitê do Itajaí inicia nova etapa do plano de bacia


A análise e a formulação de propostas de intervenção para minimizar os problemas ambientais que afetam a água e compatibilizar a sua disponibilidade para os diversos usos começam a ser feitas nesta quarta-feira, 18/10, em reunião dos grupos de trabalho do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí. A reunião ocorre na Unidavi,   em Rio do Sul, a partir das 14h. A coordenação dos trabalhos é feita pela Câmara Técnica de Planejamento do Comitê do Itajaí. Essa é a terceira etapa do processo participativo de construção do Plano da Bacia, que será desenvolvida com base nas principais ações sugeridas no diagnóstico participativo. Em Rio do Sul serão detalhados os seguintes temas: agrotóxicos, unidades de conservação, esterqueiras e lixo rural, mata ciliar rural e revitalização de rios.


Próxima reunião será em Blumenau


Outra reunião para discutir as demais temáticas acontecerá em Blumenau, dia 26 de outubro, quinta-feira, nas salas 608, 610 e 612, do Bloco I da Furb, a partir das 14 horas. Os delegados se reúnem para trabalhar nos seguintes temas: mineração, áreas públicas, enquadramento, efluentes industriais, outorga, mata ciliar urbana e esgoto doméstico. Só poderão participar das discussões os delegados inscritos durante as consultas públicas, realizadas na Semana da Água.


MP mantém orientação técnica para preservação das APP”s


A repercussão da Resolução 369/2006 do Conama na implementação das Áreas de Preservação Permanente (APP”s) nos planos diretores municipais foi discutida em seminário promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina(CME/MPSC), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, no último dia 6 de outubro, em Florianópolis. Como resultado final do seminário, o CME/MPSC decidiu manter a sua recomendação técnica, elaborada em 2005, da aplicação do Código Florestal (Lei n o 4.771, de 1965) em áreas urbanas, excetuando-se os casos consolidados, onde caberá estudo específico. A resolução do Conama 369/2006, a nota técnica do MPSC e a cobertura completa do evento estão disponíveis no site do Comitê do Itajaí: www.comiteitajai.org.br


Projetos de Educação Ambiental avançam por toda a bacia


A equipe Edu/Piava está bastante entusiasmada com os projetos de educação ambiental desenvolvidos em 273 escolas de 50 municípios da bacia.   A equipe do Edu iniciou em agosto último a segunda rodada de acompanhamento aos projetos de Educação Ambiental. O grupo procura estimular, além dos educadores, também a direção da escola a dar continuidade as ações por meio do Plano Político Pedagógico da Escola (PPP). Cabe ressaltar que são raros os educadores formados pelo Piava, as nossas “Piavinhas”,   que não estão desenvolvendo os projetos elaborados por eles mesmos nos cursos de formação, oferecidos pelo Projeto Piava.  


Escolas de Itaiópolis se unem para cuidar do rio


Em Itaiópolis as cinco escolas participantes do Projeto Piava decidiram trabalhar juntas. Duas pretendem produzir as mudas, inclusive a semeadura. Outras duas querem desenvolver um trabalho de sensibilização para envolver as demais escolas do município e contarão com o apoio do facilitador do Microbacias II que atua na comunidade por onde passa o rio Itajaí do Norte. A maioria das escolas do município fica distante 45km deste rio, o que não é empecilho para que o projeto siga em frente. Segundo informações do Professor Cássio, uma importante liderança local,   futuramente o rio Itajaí do Norte vai ser o ponto de captação para abastecimento do município, portanto a comunidade está preocupada e quer cuidar bem do rio.


Projetos brilhantes nos municípios do litoral


Os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nos municípios da Foz também estão chamando a atenção. Em Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras estão sendo realizados cerca de 30 projetos. Destacamos nesta edição do Piava.com o trabalho da Escola Básica Professor Martinho Gervásio, do Bairro Brilhante, em Itajaí. Coordenado pela professora Eliane Renata Steuck o projeto estimula os alunos a assumirem o seu papel como cidadãos de direitos, empoderando-os,  fazendo com que eles sejam partícipes das ações necessárias para mudar a realidade ambiental da sua comunidade.


Participe do 3º Prêmio Otto Rohkohl Inscreva o seu projeto ou indique projetos de proteção e conservação da água, realizados na bacia do Itajaí, para o 3º Prêmio Otto Rohkohl de Conservação da Água. Podem participar iniciativas de agricultores, professores, profissionais liberais, empresas, associações, clubes de serviço ou de lazer, escolas, prefeituras ou outras organizações públicas. É só apresentar os cases para o Comitê do Itajaí, no seguinte endereço: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/FURB), Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Itoupava Seca, CEP 89012-900.   As inscrições estão aberta até 31 de outubro de 2006. Mais informações pelos telefones 3321-0547 e 3321-0543.


Fonte: Ascom AMMVI com informações da Asssessoria de Comunicação Projeto Piava