Comitê do Itajaí promove encontro do Plano da Bacia em Blumenau

A análise e a formulação de propostas de intervenção para minimizar os problemas ambientais que afetam a água e compatibilizar a sua disponibilidade para os diversos usos continuam a ser feitas nesta quarta-feira, 26, em reunião dos grupos de trabalho do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí, em Blumenau. A reunião ocorre na Furb,  nas salas 608, 610 e 612 do Bloco I, a partir das 14h.


A coordenação dos trabalhos é feita pela Câmara Técnica de Planejamento do Comitê do Itajaí e a primeira reunião para debater as propostas ocorreu quarta-feira passada, dia 18, em Rio do Sul, na Unidavi. Essa é a terceira etapa do processo participativo de construção do Plano da Bacia e será desenvolvida com base nos estudos científicos e nas principais ações sugeridas no diagnóstico participativo, que envolveu milhares de pessoas e contou com a participação direta de 500 pessoas no trabalho de síntese e de apresentação dos resultados nas seis consultas públicas realizadas em setembro, durante a Semana da Água.


As sugestões do diagnóstico participativo foram agrupadas em 12 temas e para cada tema foi criado um grupo de trabalho. Estes grupos contam com a participação de representantes (delegados eleitos nas consultas públicas) de todos os municípios da bacia e serão responsáveis pela análise e seleção das alternativas de intervenção, visando o incremento da disponibilidade hídrica e a identificação de medidas mitigadoras para a redução de poluição nos cursos d´água, em função das demandas atuais e projetadas.


Na reunião desta quarta-feira, em Blumenau, reúnem-se os delegados para discutirem  mineração, áreas públicas de acesso à água, enquadramento dos rios, efluentes industriais, outorga, recuperação da mata ciliar em área urbana e esgoto doméstico. Na primeira reunião, em Rio do Sul,  foram reunidos os grupos de manejo da agricultura, unidades de conservação, esterqueiras e lixo rural, recuperação da mata ciliar em área rural e revitalização de rios.


Fonte: AMMVI com informações do Comitê do Itajaí