A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, propôs, ontem, o fortalecimento da área de segurança alimentar nos municípios, principalmente quanto ao combate à desnutrição.
A discussão sobre o assunto prossegue, hoje, no Seminário de Indicadores e Monitoramento da Realização do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil, que está sendo realizado em Brasília.
– Ações devem ser articuladas com estados e municípios para que a população tenha acesso completo às políticas públicas relacionadas à segurança alimentar – comentou.
Uma das frentes que serão trabalhadas durante o seminário tem por objetivo pensar e construir um sistema a partir dos estudos que permita monitorar e avaliar as políticas relacionadas à segurança alimentar.
Os temas terão como base a promoção do direito humano à alimentação adequada, além da questão nutricional da população.
Especialistas de várias áreas trocam idéias
O encontro reúne especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representantes da sociedade civil e de universidades.
O presidente do Consea, Renato Maluf, destacou que o encontro vai permitir a elaboração de um relatório com os principais pontos para aperfeiçoar a área de segurança alimentar. O documento será apresentado em outubro durante a Semana Nacional de Alimentação. E pode orientar futuras políticas públicas para melhorar este setor até mesmo em forma de lei.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8895.
Editoria: Política.
Página: 17.