O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou, nesta semana, o segundo edital de licitação do projeto da Ferrovia da Integração. A nova publicação busca a contratação do projeto básico de engenharia da obra. Também conhecida como "Ferrovia do Frango", a estrutura vai ligar o Oeste ao Litoral para escoar produtos exportados por meio dos portos catarinenses.
A publicação do edital é considerada como mais um passo para o projeto, orçado em R$ 1,9 bilhão. O traçado, que inicialmente vai ligar Itajaí a Chapecó, tem 622,4 quilômetros de extensão e vai passar por Blumenau. "Assim como a duplicação da BR-470, a Ferrovia da Integração é uma importante ação para o crescimento da economia catarinense", avalia o deputado federal Décio Lima, integrante da Comissão de Transportes da Câmara Federal.
Entre os recursos já garantidos para o início da obra estão R$ 85 milhões previstos pelo PAC 2, do Governo Federal. A expectativa é de que a construção da ferrovia comece no início de 2012 e demore cerca de quatro anos. Um terceiro edital será lançado para seleção e contratação da empresa que executará a obra. Já o trecho entre Chapecó e Dionísio Cerqueira, fase complementar do projeto, ainda está na fase de criação do edital de impacto ambiental.
Benefícios
Além de facilitar o escoamento da produção das indústrias do Oeste, um dos objetivos é reduzir o custo de transporte de carga e passageiros – ainda que a a possibilidade de receber pessoas esteja em discussão. Segundo especialistas, a economia média no transporte ferroviário de mercadorias é de 35%. Para estender essa facilidade logística, o projeto completo prevê a continuação da linha até Dionísio Cerqueira, que, futuramente, seria estendida até o porto de Antofagasta, no Chile, formando um corredor ferroviário bioceânico.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 428.
Editoria: Geral.
Página: 14.