Um plano de marketing para transformar Santa Catarina no Estado líder do turismo sustentável e ativo brasileiro. Esta é a proposta do Plano Catarina, um projeto com investimento de R$ 800 mil do governo catarinense – R$ 500 mil já pagos.
Com execução planejada para os próximos 10 anos, o plano servirá de guia para a aplicação dos R$ 12 milhões orçados pelo Estado para a promoção do turismo em 2011 – R$ 2 milhões a mais do que em 2010. Os investimentos em infraestrutura, necessários para que o plano seja concretizado, serão ainda discutidos com a equipe do próximo governo.
O documento traça o perfil atual do turismo no Estado, responsável por 12,5% do PIB catarinense e projeta linhas de ação que buscam tornar SC ainda mais competitiva.
O Plano Catarina foi desenvolvido durante 10 meses por 27 técnicos da empresa de consultoria Chias Marketing. Com escritórios em Barcelona e em São Paulo, a Chias foi responsável pelos planos de marketing turístico da Espanha e pelo Plano Aquarela, encomendado pela Embratur.
Segundo a consultoria, SC poderia ter 60% a mais de turistas do que o volume atual, de 21 milhões de visitantes, em média, a cada ano.
– Mas para chegarmos a esse número e ultrapassá-lo precisamos pensar nos nossos aeroportos, rodovias, em sinalização e segurança. A infraestrutura no Estado será fundamental neste processo – avalia o governador do Estado, Leonel Pavan.
Após a fase de estudo e planejamento, o Plano Catarina, que incentiva os conceitos de turismo sustentável e ativo (que envolve atividades físicas) deve ser colocado em prática. Segundo Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, as primeiras ações serão feitas ainda este ano.
– Além do plano macro, vamos extratificar 10 planos específicos para cada região turística do Estado – adianta Walendowsky.
Outra ação que será desenvolvida até o final do ano é a promoção de seminários regionais para a divulgação das propostas do plano estadual. Na opinião do secretário, para o projeto tornar-se realidade será necessária a participação ativa dos prefeitos, das câmaras de vereadores e da iniciativa privada de cada cidade.
O Plano Catarina traça mudanças importantes para a política pública no setor. A promoção do Estado, em 2011, será focada nos 15 produtos classificados como estrela e também no turismo segmentado. O estudo dará subsídios não apenas para as iniciativas públicas, mas também para as do setor privado.
Quadro atual (anexo)
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8968.
Editoria: Economia.
Página: 16.
Jornalista: Alessandra Ogeda (alessandra.ogeda@diario.com.br).