Alerta contra a corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção será lembrado, amanhã, em Florianópolis, com panfletagem e uma cerimônia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Diário Catarinense vai trazer uma cartilha da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", que alerta sobre como a corrupção influencia as nossas atitudes diárias. Ressalta, por exemplo, atitudes como furar a fila e ficar com o troco recebido a mais numa compra.

A programação (veja quadro) começa com uma atividade no Terminal Urbano de Florianópolis (Ticen).

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi criado há sete anos, na cidade de Mérida, no México, quando diversos países assinaram o texto da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

A meta: fortalecer a cooperação internacional para ampliação dos projetos de prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo país, que tenham o mesmo objetivo.

Nos últimos anos, a data passou a ser marcada com eventos ligados à campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", lançada pelo MPSC em agosto de 2004.

A iniciativa, que começou em Chapecó, pretende conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do homem comum.

A campanha passou a ter alcance estadual, a partir do apoio de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a elaboração de uma cartilha com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.

Em 2006, a iniciativa foi vencedora do prêmio Innovare, do Ministério da Justiça, e foi encampada nacionalmente pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9014.
Editoria: Política.
Página: 11.