Apesar de comum na vida cotidiana, a música ainda não integra o dia a dia escolar. No ano letivo que começa hoje na rede municipal de Blumenau, isso deve mudar. Uma lei aprovada em 18 de agosto de 2008 torna obrigatório o ensino de música tanto em escolas públicas quanto particulares a partir de agosto deste ano. Com isso, as escolas municipais começam a preparar mudanças em função da legislação, enquanto a rede estadual ainda não sinaliza nenhuma alteração efetiva. Na rede municipal, a lei deve aprimorar projetos já existentes. Como a lei não especifica a necessidade de criação de uma disciplina de Música – a oferta pode estar inserida em diferentes aulas -, as escolas do município devem intensificar os trabalhos já produzidos em sala de aula. Entre eles, a musicalização de alunos entre um a seis anos, dentro das aulas de Artes, onde as crianças têm o primeiro contato com esta arte. – No projeto de musicalização, as crianças fazem confecção de instrumentos a partir de material reciclável. Aprendem também a identificar a diferença de sons entre os instrumentos de sopro, cordas e percussão e quais tipos de sons que compõem a música – explica o secretário de Educação, Osmar Matiola. Da primeira a nona série, a música será inserida não apenas nas aulas de Artes, mas também de forma interdiciplinar. Um exemplo, citado por Matiola, são as aulas de História. Quando o professor da disciplina abordar o tema civilizações, será possível trazer o assunto como elemento de estudo destes povos. Para se adaptar à lei, a maior mudança na rede municipal será no aperfeiçoamento profissional. Segundo Matiola, ainda este ano professores de arte e pedagogos receberão uma formação continuada com especialização no ensino de música. Segundo ele, estão sendo negociadas parcerias com a Furb e a Udesc. No entanto, as escolas não preveem contratação de professores licenciados especificamente na área. Escolas estaduais não investem em grandes mudanças Enquanto o município se prepara para atender as demandas da lei, o Estado ainda não prevê mudanças. Segundo a gerente regional de Educação, Simone Malheiros, há dois anos existem atividades complementares de Música no Ensino Médio, entre elas, canto coral, musicalização e ensino de instrumentos musicais. – Se os alunos e a comunidade mostram interesse nas atividades extracurriculares, elas são implantadas nas escolas – explica.
Dentro da grade curricular, o conteúdo oferecido é dentro das aulas de Arte. Diferente do município, o estado não prevê nova formação para os professores de arte. |
– Além de distração, a música ajuda na autoestima |
– Instiga a criatividade |
– Possibilita aos alunos formação estética |
– Ajuda no desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor |
– Ajuda na prática social e faz parte do convívio do ser humano |
– Com a obrigatoriedade do ensino de música, haverá a democratização do bem cultural |
Fonte: professor da Udesc e presidente de honra da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), Sérgio Figueiredo. |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12134.
Caderno: Lazer.
Página: 4.
Jornalista: Ruca Souza (lazer@santa.com.br).