Estado é de alerta em todo o Vale

O nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegou a 6m20cm ontem à tarde e colocou em alerta a Defesa Civil. Ao chegar a 8 metros, o rio transborda e atinge as primeiras ruas. O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops) garante que a tendência é de redução, já que a chuva diminuiu no Vale ontem.

A chuva provocou estragos em Blumenau, principalmente no Norte. O ponto mais atingido foi a Vila Itoupava. Na Rua Erwin Manzke, a principal do distrito, o trânsito ficou totalmente interditado durante a manhã, devido à queda de barreira.

O nível do Ribeirão Itoupava subiu. Houve alagamentos, arrastamento de pontilhões, rompimento de tubulações, calçadas destruídas e queda de barreiras. Dez escolas suspenderam as aulas ontem – oito na região das Itoupavas, uma na Velha Grande e outra no Progresso. Todas retomam hoje as atividades. Nenhuma família ficou desabrigada e não houve feridos. O secretário de Defesa Civil de Blumenau, major Aldo Baptista Neto, explica que a instabilidade veio do Paraná e, por isso, a Região Norte do município foi a mais atingida.

Nas comunidades do Morro do Artur, no Progresso, e na Velha Grande, onde foi declarada situação de emergência semana passada, não houve problema. Tubulações, calçamentos e pavimentação afetados pela chuva de domingo e de ontem só serão consertados quando o tempo melhorar, avisa o secretário de Serviços Urbanos de Blumenau, Éder Marchi.

Ontem, a SC-474, entre Blumenau e Massaranduba, teve quatro pontos parcialmente interditados com quedas de barreiras. A pista só foi liberada à noite. Na SC-413, no Km 44, em Massaranduba, uma queda causou a interdição da pista a partir do meio-dia. A situação foi normalizada no começo da noite. Na SC-416, entre Pomerode e Jaraguá do Sul, o Km 25 foi fechado por excesso de água.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9082.
Editoria: Geral.
Página: 24.