A abertura do Hospital Regional Universitário (HRU) da Furb é considerada de grande importância para Blumenau e região, pois será mais uma unidade de saúde de grande porte, com capacidade para atender várias especialidades médicas. Porém, dois pontos foram levantados para que haja mais discussão: manutenção e vocação. Para o secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, é importante ter uma nova unidade de saúde, mas o mais interessante seria que o Hospital Universitário fosse vocacionado, se tornasse referência em uma especialidade e focasse nisso. A região já tem hospitais que atendam todos os tipos de pacientes, como prevê também o atual modelo proposto pela Furb.
– Pela proximidade com a BR-470, seria importante termos um hospital público que seja referência em trauma e ortopedia. A Furb poderia pensar nessa possibilidade quando abrir – completou o secretário.
O secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale (Ammvi), José Rafael Corrêa, afirma que mais um hospital seria comemorado por todas as cidades da região. Porém, os prefeitos se preocupam com a manutenção do hospital, pois a região passa por problemas justamente neste aspecto, como o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar.
– O maior problema é manter a unidade aberta. Se isso estiver sob controle, é muito bem-vindo um novo hospital para a região – alertou Corrêa.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12150.
Editoria: Geral.
Página: 14.
Jornalista: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br).