Promotor há 25 anos, o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, assumiu o cargo dia 3 de janeiro. Em visita a Blumenau, ontem, ele admitiu ao Santa a dificuldade de aumentar o número de policiais no Vale do Itajaí e destacou a importância da abertura do novo Presídio Regional de Itajaí para aliviar a superlotação carcerária.
Jornal de Santa Catarina – Uma das urgências do Vale na área de segurança é a falta de policiais. A PM, por exemplo, tem 280 agentes, quando o ideal seriam 500. Será que é possível atender à necessidade de Blumenau?
César Grubba – É difícil. O problema nesta área não é só aqui, mas em todo o Estado. O efetivo hoje da Polícia Militar é de 10,3 mil homens no Estado. Somente com um novo concurso e ingresso de policiais será possível atender às comunidades.
Santa – O Vale do Itajaí precisa, então, se conformar com o que tem?
Grubba – Não é para se conformar. Temos uma turma de 500 PMs que sairá da academia até junho e mais 500 até o final do ano. O nosso problema é que a evasão é muito grande. Entre 500 e 600 policiais por ano saem por aposentadoria. Há necessidade de reposição, mas não é de um dia para o outro que se faz isso.
Santa – O Presídio Regional de Blumenau tem 870 presos, quando o limite estipulado pela Justiça é de 800. O que será feito para aliviar a superlotação?
Grubba – Estamos construindo novos presídios e penitenciárias. Um exemplo disso é em Itajaí, que a unidade entrará em funcionamento neste mês. Assim será possível fazer o deslocamento dos detentos e amenizar os pontos onde há superlotação.
Santa – O que o Vale do Itajaí pode esperar como compromisso assumido pelo senhor para melhorar a nossa segurança pública?
Grubba – A promessa que se faz é que, tão logo se tenham novos policiais militares, alguma coisa será destinada para a região de Blumenau. Não tem como fugir disso devido à defasagem. Mas o número depende de todo um levantamento. Estamos fazendo uma análise, já que em todo Estado há necessidade de aumento de efetivo. Vamos priorizar a questão técnica, relacionada aos índices de homicídios, boletins de ocorrências e inquéritos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12153
Editoria: Segurança.
Página: 14.
Jornalista: Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br).