Secretário da Saúde recebe comitiva e sinaliza com alternativa de ajuda

IMBÓ – Reivindicar ações que viabilizam a permanência do atendimento no Hospital e Maternidade Oase. Este foi o principal objetivo da audiência realizada, na quarta-feira, dia 2 de março, em Florianópolis, com o secretário Estadual da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. A audiência contou com a presença dos prefeitos de Timbó, Laércio Demerval Júnior; Carlos Alberto Pegoretti, de Rodeio; Fernando Tomaselli, de Rio dos Cedros; Laurino Dalk, de Benedito Novo e Hartwig Persuhn, de Doutor Pedrinho, além de representantes do Hospital Oase, da classe empresarial, do corpo clínico, o secretário regional de Timbó, Rogério Theiss, o deputado estadual Gilmar Knaesel, vereadores e secretários de Saúde dos municípios.

A reunião que teve na coordenação, o prefeito Laércio Schuster Júnior, durou cerca de uma hora e meia, onde foram solicitados recursos para que o Hospital continue a prestar assistência à população da região.

O corpo clínico informou ao secretário, que atualmente o Hospital Oase beneficia 80 mil pessoas nos municípios de Timbó, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Rodeio.  Segundo a prestação de contas apresentada pela Diretoria, o Hospital atende exclusivamente pelo Sistema único da Saúde – SUS, as dívidas ultrapassam os R$ 800 mil, e a entidade corre o risco de ter as suas atividades encerradas.

 "Estamos trabalhando em conjunto para que o Hospital permaneça aberto, queremos o apoio do estado e agradecemos a iniciativa do deputado em nos apoiar nesta luta que esta de pé desde julho de 2010", declarou Laércio.

O secretário Estadual da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira frisou que a destinação de recursos da Unidade de Pronto Atendimento pode ser uma das opções para o impasse, e comprometeu- se com a verificação da aplicação das verbas do programa do Governo Federal no estado. "Vamos analisar os municípios que estão sendo contemplados com o programa no estado e estudar a possibilidade de incluirmos algum desses municípios que o hospital atende", enfatizou o secretário ao informar da possibilidade de auxiliar o Hospital com investimentos em infraestrutura, a fim de direcionar o atendimento da entidade para a maternidade.  Dalmo lembrou aos integrantes da comitiva, que até 30 de abril, por decreto do governador, não tem como celebrar novos convênios.

Durante a audiência o secretário confirmou que poderá acontecer, uma próxima reunião, com toda a comitiva presente na cidade de Timbó, em maio deste ano. "Queremos toda a classe política e empresarial dos municípios envolvidos, além do governo do estado. Vamos resolver esta situação", declarou o deputado Knaesel.

O deputado contou ainda com o apoio do secretário Dalmo, a quem o delegou a possibilidade de testemunhar o seu comprometimento: "Estamos juntos nessa. Proponho-me a defender fortemente junto ao grupo gestor para a arrecadação de um milhão de reais para o Hospital de Timbó", frisou o deputado estadual.

O prefeito Laércio Schuster Junior ficou satisfeito com a reunião. "Apesar de não termos saído da sala do secretário com uma definição prática, abriu-se um canal de diálogo que antes não existia e que estávamos tentando abrir", disse o prefeito.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1265.
Editoria: Geral.
Página: 3.
Jornalista: Clarice Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).