Agora só falta a sua assinatura

BLUMENAU – Um ato público marcado para hoje, na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, vai marcar a mobilização de Blumenau por mais segurança. O Ministério Público Estadual (MP) receberá um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas.

O documento cobra a abertura de uma ação civil pública contra o Estado. A manifestação, encabeçada pela Câmara de Vereadores, inicia às 9h. Durante o ato, ainda serão coletadas assinaturas.

O carpinteiro aposentado Lourival Zacarias e a esposa Maria dos Santos assinaram o abaixo-assinado. Eles temem assaltos na casa onde moram, no Bairro Itoupava Norte. Já acompanharam casos de vizinhos que tiveram a casa invadida por ladrões.

– Evitamos deixar nossa casa sozinha para proteger ela dos ladrões – disse Zacarias.

Às 10h, os promotores de Meio Ambiente, Luciano Trierweiller Naschenweng, e Criminal, Fabiano Henrique Garcia, vão receber os documentos pedindo providências. O recolhimento das assinaturas iniciou em julho do ano passado.

O gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso (DEM), virou ponto de encontro para quem desejava cobrar melhorias na segurança. Além da Câmara, um grupo de apoiadores passou em sindicatos, empresas, lojas e estabelecimentos comerciais coletando assinaturas. O movimento teve apoio de Conselhos Comunitários de Segurança e outras entidades organizadas.

Jovino garante que os vereadores já cobraram ações do Executivo, mas não obtiveram sucesso. O efetivo da polícia diminuiu ao longo dos anos e o número de câmeras de vigilância ficou insuficiente. O Presídio Regional de Blumenau está cada vez mais inseguro, com registros de fuga e superlotação. Enquanto isso, os índices de criminalidade sobem consideravelmente.

Dados do 10º Batalhão da Polícia Militar dão conta de que em 2009 os casos de roubo ou assalto totalizavam 250. Ano passado foram 275 casos. Também aumentaram os assaltos à residência e roubos a estabelecimentos comerciais. Jovino argumenta que segurança é obrigação do Estado e cobra providências para evitar o caos:

– Nossa intenção é exigir uma ação rápida e eficaz por meio da Justiça.

A Mesa Diretora da Câmara encaminhou convite a entidades e instituições para se juntarem ao movimento.

O QUE PEDE O DOCUMENTO

– Aumento do efetivo policial

– Aquisição de novos equipamentos

– Ampliação do sistema de câmeras de vigilância

– Renovação e aumento da frota das viaturas

– Reestruturação do Presídio Regional de Blumenau

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12173.
Editoria: Política.
Página: 6.