A situação precária de várias rodovias federais de Santa Catarina pode começar a mudar a partir do segundo semestre deste ano, quando deve sair do papel a segunda fase do Contrato de Recuperação e Manutenção de Rodovias Federais (Crema). Pela previsão, o programa abrangerá 1.270 quilômetros de estradas catarinenses, com investimento de R$ 700 milhões.
Os projetos de SC estão prontos e a audiência pública obrigatória já foi realizada. Mas, por ser um plano nacional, a licitação só deve ser feita no segundo semestre, pois outros estados precisam concluir seus estudos.
O objetivo do Crema 2 é recuperar pavimento, sinalização e drenagem. Em SC, também estão previstas a construção de rótulas e a instalação de iluminação pública e esperas centrais nos acessos de 33 municípios das BRs 282, 470, 280, 153 e 158. O projeto contempla terceira faixa em 13 trechos da BR-282, 11 da BR-280 e quatro da BR-470. Outras melhorias serão feitas em ciclovias e acostamentos na BR-280, vias laterais na BR-282 e curvas na BR-470.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em SC, João José dos Santos, explica que a primeira fase do Crema começou em 2007, com a recuperação de pavimento, e deve ser mantida até ser licitada a segunda etapa do projeto, que tem o diferencial de investir em outros tipos de obras, como rótulas e terceiras faixas. O Crema 2 também é mais extensivo. Os contratos são válidos por cinco anos. O prazo para as melhorias é de dois anos. Nos três anos seguintes, as empresas fazem a manutenção, sem custos para o governo.
A BR-101 não conta com o contrato do Crema porque o trecho Sul está sendo restaurado com a duplicação e o trecho Norte é de responsabilidade da Concessionária Litoral Sul. O trecho da BR-282 entre Xanxerê e Lages também não recebe o projeto por estar sendo ampliada.
– Discutimos o Crema 2 desde 2008. É um programa de restauração permanente. Não é um tapa-buracos, pelo contrário, a recuperação asfáltica atinge até 15 centímetros de profundidade do pavimento e as melhorias devem ter uma vida útil de pelo menos 10 anos – observa Santos.
Crema 2 |
Recuperação de pavimento, drenagem e sinalização, além da construção de 33 interseções e de 33 quilômetros de terceira faixa em rodovias federais de SC. |
– Promessa – Licitar neste semestre. |
– Investimento – R$ 701,1 milhões. |
– Prazo de execução – Dois anos para fazer as obras e três para manutenções. |
Novas interseções |
BR-153 |
Rótulas de acesso a Caçador, Rio das Antas e Videira, Irani, Jaborá, Barra Bonita e Concórdia. |
BR-158 |
Rótula de acesso a Palmitos. |
BR-280 |
Rótula de acesso ao Distrito Industrial de Corupá. Espera central no acesso a Bituvinha e Bela Vista do Sul. Acesso simples a Rio Preto do Sul. |
BR-282 |
Rótulas de acesso a Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, Caxambu e Guarani, Erval Velho, Herval do Oeste, Sul de Joaçaba e SC-303, Aeroporto de Joaçaba, Água Doce, Vargeão, Udesc e Pinhalzinho. Iluminação no acesso a Jaborá. Espera central nos acessos a Linha Abatti, em Joaçaba, Itabeiraba, Cunha Porã, Calibri, Palmitos e BR-158; Passagem inferior na travessia de pedestres em Nova Erechim. |
BR-470 |
Rótulas de acesso |
Rua Ari Barroso e na entrada de Blumenau, Pomerode, Rua Prefeito Soldatelli, em Rio do Sul, Agronômica, Taió, Tupitinga e Campos Novos. Espera central nos acessos a Abdon Batista e Rodeio. |
Fonte: Dept. Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) |
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9125.
Editoria: Geral.
Página: 36.
Jornalista: Roberta Kremer (roberta.kremer@diario.com.br).