O coro é por mais segurança

 

BLUMENAU – Na solenidade de posse da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) ontem à noite, Ronaldo Baumgarten Junior, que assume o segundo mandato como presidente, aproveitou a presença de autoridades e do governador Raimundo Colombo (DEM) para pedir mais segurança para Blumenau. Aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar, ampliar o Presídio Regional de Blumenau e melhorar as frotas das corporações estão entre as principais reivindicações feitas durante o discurso no Teatro Carlos Gomes. O coro por mais segurança foi reforçado em seguida, quando o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Alaor Tissot, ocupou a tribuna.

-Governador, não perca o foco. Precisamos ter segurança se não nossas empresas vão fechar – disse Alaor, dirigindo-se a Colombo.

– A segurança está presente em todas as conversas com as pessoas da região. Tenho consciência dessa demanda regional – completou o governador, logo em seguida, quando assumiu o microfone.

Antes mesmo da posse, Baumgarten antecipava que pretendia cobrar ações mais efetivas do Estado. Quinta-feira, quando encontrou Colombo na inauguração de um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, em Blumenau, conversou à parte, cobrando mais participação do governo na região.

Ontem, em tom cordial, Baumgarten fez elogios ao prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) e pediu aplausos da plateia para Colombo quando soube do anúncio do primeiro passo para prolongar a Via Expressa até a Vila Itoupava. Com isso, será alterado o traçado da Rodovia Guilherme Jensen (SC-474). Colombo lançou ontem o edital para contratação da consultoria responsável pelo projeto, que prevê mudanças em 19,5 quilômetros da rodovia. A obra é de responsabilidade do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Hoje, os 19,5 quilômetros da SC-474 começam na saída da Rua Dr. Pedro Zimmermann, no Bairro Itoupavazinha.

Com a mudança, atual traçado passará a ser municipal

Com a mudança, a previsão é que o trecho saia da BR-470, a partir do viaduto da Via Expressa, e vá até a Vila Itoupava. Com isso, o atual traçado passará a ser municipal. Empresas interessadas devem entregar as propostas ao Deinfra até o dia 19 de maio.

Para a obra tomar forma, os próximos passos são: inventários florestal e de fauna, levantamento do patrimônio histórico, artístico e arqueológico e estudo de impacto de vizinhança na região. A obra está orçada em R$ 80 milhões.

– Há dois anos ressaltei a necessidade de pensarmos globalmente. Uma das ações que veio neste sentido foi o corredor de ônibus. Fiquei feliz, prefeito. Mas agora faltam muitas outras, governador – disse Baumgarten, no discurso.

A solenidade começou com a assinatura de cinco convênios de empresas de Blumenau com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Mais tarde, no salão principal, o presidente reeleito e o vice Carlos D´Amaral assinaram o termo de posse. A atual diretoria permanece à frente da Acib até 2013.

OS PRINCIPAIS PEDIDOS

Infraestrutura

– Fazer obras de mobilidade urbana dentro e fora de Blumenau, proporcionando o fácil acesso à cidade

– Investir nas estradas e pontes de acesso para facilitar o desenvolvimento regional

Segurança pública

– Aumentar o efetivo nas polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros

– Melhorar a frota das viaturas e caminhões das corporações

– Ampliar o Presídio Regional de Blumenau

Cargos técnicos

– Melhorar a relação público/privado. O pedido é para indicar pessoas técnicas e não políticas para os cargos públicos

BR-470

– Decidir quem vai executar o projeto da duplicação, terminando com o jogo de empurra-empurra

Hospital Regional

– Construir um novo ou ativar a estrutura já existente junto à Furb

Carga tributária

– Reduzir a carga tributária

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12189.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Raquel Vieira (raquel.vieira@santa.com.br).