BLUMENAU – Blumenau lidera o ranking dos empregos gerados em 2011 em Santa Catarina. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem, foram 5.018 novas vagas de emprego nos primeiros três meses do ano.
A cidade foi a única a superar a marca de 5 mil novas oportunidades de trabalho. Joinville ficou em segundo lugar, com 4.171 novas vagas, e Itajaí aparece em terceiro, com saldo de 2.364. Florianópolis teve índice negativo e demitiu mais do que empregou nos primeiros três meses do ano. Fechou o mês com o saldo de -349.
Segundo aponta o Caged, em Blumenau o mês de março também teve saldo positivo. Foram geradas 1.186 novas vagas no terceiro mês do ano. Os números colocam a cidade em segundo lugar no Estado, perdendo apenas para Joinville, que teve um saldo de 1.329 empregos gerados.
O setor da indústria de transformação impulsionou as contratações em Blumenau e se destacou como o que mais empregou. Nesta área foram gerados 462 novos empregos em março. A área de prestação de serviços também se destacou com 319 vagas. O comércio ficou em terceiro lugar.
No país, contratações despencaram
Blumenau foi na contramão dos índices nacionais. No país, o ritmo de criação de novos empregos com carteira assinada despencou em março. Foram criadas 92.675 vagas formais, um desempenho 65,2% inferior ao registrado em março do ano passado, quando foram gerados 266.415 postos de trabalho, sem levar em consideração as declarações entregues pelos empregadores fora do prazo. O mês registrou recorde histórico de demissões, com 1,673 milhão no total.
Ranking estadual no ano (anexo).
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12196.
Editoria: Economia.
Página: 9.