O Dia D

BLUMENAU – Manifestações e pedidos prometem marcar a audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, hoje, às 14h, na Câmara de Vereadores. A presença mais esperada é a do secretário de Segurança Pública, César Grubba. A expectativa é que ele divulgue qual será o reforço policial para Blumenau e quando virá.

Na audiência, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e Presídio Regional terão espaço para expor a situação em que vivem atualmente. Em seguida, o público poderá se manifestar. O secretário Grubba deve falar ao final do encontro.

Associações e classes empresariais cobrarão explicações do assunto que gerou polêmica na semana passada: a vinda de apenas um policial civil para Blumenau, dos 202 novos que se formaram dia 18. A vaga que cabe à cidade é de um delegado. Nem agentes, nem escrivães desta turma, relativa a um concurso de 2008, serão enviados a Blumenau.

Terça-feira, o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) se reuniu a portas fechadas com o governador Raimundo Colombo (DEM). Ele garantiu ter ouvido de Colombo a promessa de que a cidade receberá reforço no efetivo policial. Atualmente, Blumenau tem 80 policiais civis. Diretor de Polícia do Litoral, Artur Nitz explicou que para o próximo concurso, que prevê a formação de 602 policiais em quatro anos, um levantamento está sendo feito para suprir a demanda de Blumenau.

Vice-presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina (Feconseg), Salete Sbardelatti tem expectativas quanto à vinda do secretário de Segurança Pública:

– Vamos aguardar quais as propostas do Governo para depois tomar providência. Acho que será um afronta se ninguém comparecer.

O presidente da comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso, explica que o governo do Estado se comprometeu a mandar mais efetivo da Polícia Militar para Blumenau. Por isso, o vereador aguarda boas notícias:

– Esperamos a divulgação de soluções de imediato, e não mais promessas.

santa.com.br

Acompanhe em tempo real pelo www.santa.com.br a reunião sobre segurança pública, que começa às 14h na Câmara de Vereadores de Blumenau.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12200.
Editoria: Segurança.
Página: 18.