MP entra com ação civil pública pedindo aumento de efetivo

Promotor de Justiça de Blumenau, Flavio Duarte de Souza uniu o abaixo-assinado de 10 mil pessoas e as reportagens publicadas nos últimos dias pelo Santa para abrir uma ação civil pública contra o Estado solicitando mais efetivo para as Polícias Civil e Militar. A intenção de Souza é que Blumenau tenha a mesma proporção em número de profissionais que Florianópolis. Segundo o promotor, a Capital tem hoje um policial militar para cada 460 habitantes e um policial civil para cada 980 habitantes, sendo a em melhor situação de Santa Catarina.

– Florianópolis é proporcionalmente parecida com Blumenau, mas a situação dos efetivos é muito diferente – explica Duarte.

A ação foi encaminhada ontem à Vara da Fazenda e o promotor pediu tutela antecipada, para que o documento seja analisado antes do julgamento final. Na ação, Souza fixou multa diária de R$ 100 mil ao Estado caso a determinação seja descumprida.

Ontem, o presidente da Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso Neto, entregou abaixo-assinado ao delegado geral da Polícia Civil pedindo aumento nos efetivos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12201.
Editoria: Segurança.
Página: 24.
Jornalista: Tatiana Santos (tatiana.santos@santa.com.br).