FLORIANÓPOLIS – Santa Catarina está na segunda colocação entre os estados que mais terão verbas congeladas com as licitações suspensas por um mês no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). São seis concorrências de demandas catarinenses trancadas ou canceladas, que somam R$ 926,5 milhões. Outras cinco podem atrasar, incluindo a duplicação da BR-470. Somente o Rio Grande do Sul terá uma fatia maior de investimentos travados, com R$ 987 milhões.
Concorrências públicas para obras ferroviárias também estarão emperradas durante pelo menos um mês. A escolha da empresa que fará o projeto básico de engenharia e a que fará o estudo de impacto ambiental do Corredor Ferroviário de Santa Catarina ficará para depois. São duas etapas: a via férrea entre Itajaí e Chapecó, também conhecida como Leste-Oeste, e o trecho entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. Elas estão orçadas em R$ 37,8 milhões. A obra da Leste-Oeste é de 622,4 quilômetros e considerada importante pois, além de baratear o transporte dos produtos agrícolas e pecuários do Oeste ao Porto de Itajaí, retiraria a circulação diária de 4 mil caminhões da BR-470. A licitação para seleção de empresa para revisar a EF-485, ferrovia idealizada para ligar os portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul estava em fase principiante. Como o investimento esperado para Santa Catarina é alto e esperado há anos para diminuir congestionamentos e acidentes, no caso das rodovias, e melhorar o escoamento agropecuário por meio das ferrovias, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini vai à Brasília tomar, oficialmente, par da situação. O encontro será hoje à tarde com o diretor-geral interino do Dnit, José Enrique Sadok.
|
1º Rio Grande do Sul – R$ 987 milhões |
2º Santa Catarina – R$ 926,5 milhões |
3º Mato Grosso – R$ 389,41 milhões |
4º Paraíba – R$ 373,558 milhões |
5º Maranhão – R$ 307,09 milhões |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12267.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalista: Roberta Kremer (roberta.kremer@diario.com.br).