Os caminhos da federal

Dos três possíveis caminhos para a criação de uma universidade federal em Blumenau, um é considerado o mais viável e de mais rápida execução, conforme apurou o Santa junto com especialistas em educação no Estado: a incorporação da estrutura física e funcional da Furb à nova faculdade.

Pela adesão ao movimento Sou Pela Furb Federal nas redes sociais, com mais de 16 mil simpatizantes, trata-se também do principal anseio do Vale do Itajaí. As outras duas opções – uma nova estrutura a partir do zero ou um campus avançado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – são tidas como remotas e têm custos mais elevados.

Apesar de acreditar que a incorporação da Furb é mais viável, o reitor João Natel diz que o momento requer esperar a decisão do Ministério da Educação (MEC):

– Estamos confiantes. Não faz sentido começarmos uma faculdade do zero se já temos uma estrutura física e quadro funcional prontos. A Furb já está pronta.

O MEC ainda não se pronunciou a respeito. O ministério deve esperar o anúncio oficial da criação da universidade federal em Blumenau, que será feito pela presidente Dilma Rousseff, terça-feira, em Brasília, para iniciar estudos de viabilidade. Os três caminhos estarão na pauta.

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alvaro Prata, também defende pela incorporação da Furb à nova universidade. A hipótese levantada pelo governo federal de que a UFSC implantasse um campus na cidade é descartada pelo reitor.

– Esta não é a melhor opção para a UFSC no momento. O mais natural é que a nova universidade seja criada a partir daquilo que já existe, ou seja, a partir da Furb – completa, enfatizando que a prioridade da UFSC é consolidar três campi recém-criados.

Caso ocorra a incorporação, o reitor da Furb, João Natel, diz que será necessário um período de transição entre a universidade municipal e a nova federal. Para isso, a Furb teria uma espécie de tutor, que, neste caso, poderia ser a UFSC.

Os três possíveis caminhos (anexo).

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12294.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Giovana Pietrzacka (giovana@santa.com.br).