Mesmo com o anúncio da presidente Dilma Rousseff (PT) de que Blumenau terá um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidades civis organizadas do município ainda anseiam pela incorporação da Furb no projeto.
Paulo Cesar Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), diz que a notícia do campus é uma boa novidade para a região. Mas acredita que precisaria ir além:
– A notícia é extremamente importante para a cidade. Trará uma movimentação grande ao município de pessoas que vão querer estudar em Blumenau. Isso vai beneficiar o comércio e todos os segmentos da região. O ideal é que tenhamos a federalização da Furb neste processo, por tudo que ela já faz pela nossa comunidade e representa.
Pensamento semelhante tem Vivian Bertoldi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite).
– Para nós, o campus, de uma certa forma, vai ajudar. Mas não colabora para aquilo que nós precisamos aqui pra cidade. A federalização da Furb seria o melhor caminho por tudo o que ela já construiu e da forma como é autônoma. Nós estamos desenvolvidos o suficiente para receber uma universidade federal – avalia Vivian.
A causa da incorporação da Furb pela UFSC não deve ser bandeira partidária, defende Ronaldo Baumgarten Jr, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
– A universidade federal é um sonho antigo de Blumenau. Para que o projeto se consolide precisamos que essa causa seja abraçada pelo nossos representantes de maneira apartidária, deixando a politicagem de lado para beneficiar a nossa comunidade – sentencia Baumgarten.
Tulio Vidor, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau, acredita que os próximos passos do processo de implantação do campus é que vão definir se o anúncio foi positivo:
– A gente saúda a abertura de universidade federais e vagas públicas onde quer que elas estejam. Mas defendemos a incorporação da Furb. Este projeto diferenciado é o que tem que ser considerado para a implantação em Blumenau, seja de uma nova universidade federal, seja através da UFSC.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12298.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Daniela Matthes (daniela.matthes@santa.com.br).