Ammvi participa de encontro com Federação e Confederação de Municípios

Fortalecer as relações entre as federações e associações de municípios com a confederação e aprofundar o entendimento das atividades realizadas em conjunto foram os objetivos da Ação Integradora realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 6 a 8 de março, em Brasília.

Conforme José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), foram apresentados no evento os programas nacionais desenvolvidos pela CNM para a solução de problemas dos municípios, bem como os participantes puderam debater sobre temas que envolvem o cenário político de 2007. "Também foram definidas as prioridades de cada estado para a implantação e desenvolvimento dos programas criados pela confederação, de acordo com a realidade regional" complementa.

Na ocasião, esteve presente também o presidente da Ammvi e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, que pôde acompanhar o segundo dia de trabalhos, voltado para a área de cooperação internacional, sistema de compras eletrônicas, gestão ambiental e desenvolvimento urbano. No dia 8, foram apresentadas questões sobre gestão tributária e os programas de Modernização da Gestão e Gestão Plena Previdenciária. Foi elaborado também o planejamento estratégico para 2007, contemplando as sugestões dos municípios.

Segundo Corrêa a Associação foi incisiva na sugestão de que a CNM deve acompanhar diariamente a movimentação do Congresso Nacional, seja através de uma comissão que defenda os interesses dos municípios, seja por meio de um profissional exclusivo para a execução do trabalho. Para Kriek, a ação possibilitou uma maior integração da Ammvi com a Confederação. "Quanto aos programas, a viabilidade e real necessidade de aplicação nos municípios serão analisadas e adaptadas conforme cada realidade" afirma.

Esta edição contou com a participação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Associação Paulista de Municípios (APM) e das associações microrregionais de municípios dos dois estados.

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)