Datas: 8 e 9 de maio de 2024.

Horário:  8h30 às 17h.

Local: Auditório da Amve (Rua Alberto Stein, 466, Velha), em Blumenau/SC.

Público-alvo: servidores públicos que atuam no setor de compras e licitações, responsáveis pelo planejamento das contratações, gestores e fiscais de contratos administrativos das prefeituras.

EXCLUSIVO AOS SERVIDORES DOS MUNICÍPIOS DA AMVE.

Conteúdo programático:

Dia 8 de maio – MÓDULO 1: FASE INTERNA E GERENCIAMENTO DE RISCOS

– Elaboração de Estudo Técnico Preliminar.

– Estudo técnico preliminar e os aspectos técnicos, metodológicos e de gestão.

– Vinculação do ETP ao PCA.

– Obrigatoriedade de adoção do ETP a partir do regulamento local.

– Elementos do ETP: necessidade, requisitos, mercado, quantidades, parcelamento do objeto, resultados pretendidos, impactos ambientais e conclusão da viabilidade da contratação.

– Elementos obrigatórios X elementos opcionais no ETP (ETP simplificado).

– Conclusão do ETP e análise de custo x benefício.

– Noções de precificação.

– Elaboração de termo de referência.

– Diferença entre termo de referência e projeto básico.

– Indicação ou vedação de marcas.

Dia 9 de maio – MÓDULO 2: GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

– Principais elementos de um contrato: partes, objeto, preço, prazo e sanções.

– Alterações contratuais: prazos.

– Alterações contratuais: acréscimo e redução do preço ou do objeto?

– Contratos decorrentes de dispensa de licitação: prazos e limites

– Gerenciamento de riscos da contratação

– Elementos do mapa de riscos

– Diferença entre mapa de risco e matriz de risco: natureza jurídica

– Como construir uma matriz de riscos: probabilidade, frequência, impacto e medidas de mitigação

– Aplicação prática da matriz de riscos na fase contratual e obrigatoriedade legal

 – Elaboração de Termo de Recebimento Provisório e Definitivo.

– Quatro requisitos para pagamento: manutenção das condições de habilitação, nota fiscal corretamente preenchida, termo de recebimento do objeto e avaliação do fornecedor.

– Declaração de atendimento satisfatório de fornecedor.

– Carta de solidariedade de fabricante.

– Principais formas de consulta a especificações e ao mercado.

– Principais ferramentas para monitoramento e gestão de riscos.

– Riscos identificados em processos de contratação pública.

– Elaboração de mapa de riscos dos processos de contratação.

– Diferença entre mapa de risco e matriz de risco.

 

Docente: Luiz Eduardo Zanoto – advogado, especialista em Direito do Estado e MBA em Planejamento Tributário, consultor jurídico em diversos municípios, palestrante e instrutor. Membro da Comissão de Estudos de Licitações e Contratos Administrativos da OAB/SC. Autor de artigos disponibilizados em sites e revistas especializadas, e colaborador em obras jurídicas sobre Direito Administrativo e Licitações Públicas.

Certificado de 16 horas emitido pela Amve. Participante deverá realizar 75% do curso fazer jus ao certificado. O certificado será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição em até 15 dias úteis após o evento.

Promoção: Associação de Municípios do Vale Europeu – Amve

Informações: jaqueline.andrieti@amve.org.br